Mesmo o minifoguete tendo desaparecido em meio às nuvens na subida (ver vídeo no link), e atingido 475 metros de apogeu, a antena de recepção do localizador em solo foi capaz de indicar a direção para a qual o minifoguete voou e caiu. O minifoguete foi encontrado graças ao localizador a 186 metros da rampa de lançamento.
O localizador do MF Epsilon-17.
Resultados principais do voo do minifoguete Epsilon-17:
- Apogeu = 475 m
- Tempo de voo até o apogeu = 5,9 s
- Velocidade máxima = 402 km/h
- Aceleração máxima = 4,6 g
- Velocidade de impacto no solo = 45 km/h
- Tempo total de voo = 42,6 s
- Motor Bandeirante, classe E5-6, com impulso total médio de 26,94 N.s, média do empuxo médio de 5,22 N, e tempo de queima médio da carga propulsora de 5,21 s. Propelente: pólvora negra. Resultados baseados em 6 testes estáticos feitos em 2014.
- Altímetro do tipo micropeak da Altus Metrum; massa = 1,93 g.
- Localizador com dimensões de 70x21 mm; massa com pilha A23 = 16,35 g
- Sistema de recuperação: fita (não abriu na queda)
- Comprimento: 470 mm
- Diâmetro máximo: 25,4 mm
- Massa de lançamento: 123,84 g
- módulo emissor RF 483 MHz
- microcontrolador attiny85
- socket 8 pinos
- regulador de tensão L7805
- suporte de pilha A23
- placa perfurada
- fios
- modulo receptor RF 483 MHz
- regulador de tensão lm 7805
- buzzer 5v
- suporte de pilha A23
- placa perfurada
- fios
- antena direcional
Funcionamento do localizador:
- No microcontrolador é gravado o exemplo "BLINK" do Arduino, que gera um sinal intermitente que é enviado pelo módulo transmissor em todas as direções.
- O módulo receptor recebe o sinal que é transformado em sinal sonoro pelo buzzer. Não é necessário gravar nenhum código no receptor, apenas ligar a pilha e o buzzer.
- Sem a antena, o módulo receptor detecta o sinal a aproximadamente 30 metros do emissor, mas não consegue estabelecer uma direção.
- Com a antena instalada, o receptor consegue detectar o emissor a aproximadamente 200 metros, e consegue indicar a direção do localizador instalado no minifoguete. Quando a antena entra no raio de aproximadamente 30 metros do localizador, fica muito difícil estabelecer a direção correta. A localização dentro desse raio é feita através da diferença de intensidade do sinal sonoro, que é muito sutil e apenas com muito treino é possível diferenciar. Uma alternativa é usar mais antenas para triangulação. Num próximo voo também será usado um buzzer dentro do minifoguete para facilitar a sua localização dentro do raio de 30 metros.
O MF Epsilon-17 no local em que foi encontrado após o voo.
Pode-se ver o localizador fora do minifoguete, à esquerda dele.
Pode-se ver o localizador fora do minifoguete, à esquerda dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário