28 fevereiro 2016

GFCS/UFPR qualifica seu primeiro motor da classe C

No dia 5 Fev 2016 o Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou 4 testes estáticos para qualificar um motor-foguete próprio para a classe C, ou seja, com impulso total entre 5,01 e 10,00 N.s.

Principais características dos motores:
  • Tubo-motor de acrílico transparente.
  • Tampa do motor com uma camada de durepóxi e outra de resina epóxi.
  • Tubeira feita de alumínio com diâmetro na garganta de 4 mm.
  • A tubeira é presa ao tubo de acrílico com uma camada de durepóxi e outra de resina epóxi.
  • O propelente é o KNSu, mistura de 65% de fertilizante Krista-K e 35% de açúcar refinado, com massa média de 12,1 g.
  • Diâmetro externo do motor nominal = 15 mm
  • Comprimento total do motor = 147,2 mm
  • Massa total do motor = 31,4 g
Dos quatro motores testados, um rompeu o tubo de acrílico durante a queima do propelente. Portanto, há necessidade de aperfeiçoar a resistência do motor.

Os principais resultados médios dos três motores que funcionaram adequadamente são:
  • Impulso total = 9,25 N.s
  • Empuxo médio = 8,65 N
  • Tempo de queima = 1,10 s
  • Impulso específico = 78,0 s
  • Classificação do motor: C9-0
Um vídeo do teste estático do motor TA-300 está disponível em https://youtu.be/M28ng-eMrmk


Três motores TA da classe C vendo-se a tubeira de alumínio e o propelente branco.

O motor TA-300 durante seu teste estático vendo-se a chama da queima do seu propelente tanto fora do motor quanto dentro através do tubo de acrílico transparente.

Curva de empuxo do motor TA-300.

  
Participantes dos testes estáticos dos motores
no Centro Politécnico da UFPR em Curitiba (PR)

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