22 fevereiro 2016

GFCS/UFPR qualifica seu primeiro motor da classe D

No dia 23 Jan 2016 o Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou 5 testes estáticos para qualificar um motor-foguete próprio para a classe D, ou seja, com impulso total entre 10,01 e 20,00 N.s.

Principais características dos motores:

  • Tubo-motor de PVC marrom.
  • Tampa do motor com uma camada de durepóxi e outra de resina epóxi.
  • Tubeira feita de alumínio com diâmetro na garganta de 6 mm.
  • A tubeira é presa ao tubo de PVC com uma camada de durepóxi e outra de resina epóxi.
  • O propelente é o KNSu, mistura de 65% de fertilizante Krista-K e 35% de açúcar refinado, com massa média de 23,9 g.
  • Diâmetro externo do motor = 20,0 mm
  • Comprimento total do motor = 140,1 mm
  • Massa total do motor = 59,0 g

Dos cinco motores testados, dois romperam o tubo de PVC durante a queima do propelente. Portanto, há necessidade de aperfeiçoar a resistência do motor.

Os principais resultados médios dos três motores que funcionaram adequadamente são:

  • Impulso total = 15,90 N.s
  • Empuxo médio = 13,64 N
  • Tempo de queima = 1,30 s
  • Impulso específico = 67,8 s
  • Classificação do motor: D10-0

Um vídeo do teste estático do motor PVC-65 está disponível em https://youtu.be/IseiqGEIU_M




Seis motores de PVC da classe D vendo-se a tubeira de alumínio de cinco deles.


O motor PVC-65 durante seu teste estático vendo-se a chama da queima do seu propelente.
Curva de empuxo do motor PVC-65.

  
Participantes dos testes estáticos dos motores
no Centro Politécnico da UFPR em Curitiba (PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário