sábado, 4 de maio de 2013

Notícias gerais para as 3 equipes da competição foguetemodelismo 2013 AEB

As minhas reuniões semanais com a equipe UFPR-2013/Máximo no mês de maio serão nos dias 14, 21 e 28 (terças-feiras), 13:30 h, no LAE. Em junho teremos que definir outro dia/horário devido às minhas aulas na pós-graduação que começarão no dia 4 de junho.

Criei uma nova pasta chamada Competicao_Foguetemodelismo_2013_AEB em ftp://ftp.demec.ufpr.br/foguete/. Dentro desta pasta estão arquivos-texto com as curvas de empuxo de 12 motores C6-5 que testamos na UFPR em 2011, bem como um relatório correspondente. Estes dados deverão ser considerados nos projetos das equipes UFPR-2013/Fixo e UFPR-2013/Máximo.

Está disponível em ftp://ftp.demec.ufpr.br/foguete/Aplicativos/ a versão 1.1 do aplicativo Trajetoria. Em relação à versão anterior (1.0), as novidades são: (a) permite usar empuxo variável, entrando-se com a curva de empuxo através de um arquivo de dados (não há limitação do número de pontos na curva como no RockSim); e (b) permite usar Cd variável, entrando-se com uma curva de Cd versus velocidade.

Na caixa de cada equipe no LAE, deixei o manual do altímetro PerfectFlite Alt15K/WD. Este altímetro será usado nos testes iniciais de cada equipe pois é o único que temos disponível no momento. Um altímetro deste tipo está disponível na exposição do LAE. Este altímetro já foi usado em mais de 20 lançamentos realizados na UFPR.

Um lote dos novos motores Long Burn da Bandeirante já foram despachados para a UFPR. E um lote dos novos motores Cansat da Bandeirante deverão ser despachados para nós na próxima semana. Quando eles chegarem, faremos inicialmente testes de resistência e, em seguida, testes de curva de empuxo. Eles poderão ser úteis para a equipe UFPR-2013/Livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário