20 dezembro 2024

Aeroespaçonáutica 2024-1


AEROESPAÇONÁUTICA

volume 2024 / número 1 / p. 1 a 23 / dezembro-2024

 

Título do trabalho:

Determinação das soluções analíticas das equações do movimento balístico vertical de corpos sob arrasto quadrático e campo gravitacional uniforme

 

Autor: Enzo Lebelem Gevard (enzogevard@gmail.com)

Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

 

Histórico do trabalho: recebido 10 Jun 2024; revisado 8 Set 2024; publicado 20 Dez 2024


O texto completo do trabalho está disponível AQUI.


Resumo:

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar as soluções analíticas para as funções horárias de movimento balísitico vertical (unidimensional) de corpos sob um campo gravitacional uniforme e arrasto do tipo quadrático. As deduções de cada equação são minuciosamente demonstradas e explicadas. Apesar de um movimento unidimensional vertical ser quase ”utópico” na prática, os resultados previstos podem servir de estimativas para diversas aplicações, em especial a previsão de trajetórias no foguetemodelismo, cenário o qual motivou esse trabalho. É apresentado um exemplo, no qual são comparados dados reais de um voo de um foguetemodelo (relativamente estável e reto) com as previsões dadas pelas equações, a fim de mostrar a efetividade destas.


Conclusão

Em suma, a partir da formulação e resolução de equações diferenciais que representam as fases balísticas ascendentes e descendentes, unidimensionais e com arrasto, pôde-se determinar, por meio do Cálculo Diferencial e Integral, as seguintes equações de movimento (posição, velocidade e aceleração) em função do tempo. As funções inversas destas também foram deduzidas e estão nas seções anteriores. Além disso, foram estabelecidas comparações entre o modelo teórico e dados de altitude, velocidade e aceleração de um altímetro instalado em um foguetemodelo. Houve poucas diferenças nos parâmetros referentes a trajetória balística, como os tempos de voo e altura do apogeu. No entanto, dados que estavam atrelados diretamente à fase propulsada tiveram um desvio significativo, provavelmente devido às suposições tomadas para se obter o modelo aproximado para esta fase.


Editor:

 Carlos Henrique Marchi

minifoguete@gmail.com

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Curitiba, PR, Brasil


Aeroespaçonáutica é a parte da ciência que estuda os minifoguetes.




03 julho 2024

Júpiter: motor-foguete a propelente sólido KNSu do GFCS/UFPR; teste J-13


Teste estático número 13 do motor-foguete Júpiter em 14 Jul 2019 no laboratório LMH da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, PR, Brasil. 

Projeto do motor e realização do teste: Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da UFPR. 

Dados do motor: 
* tampa e tubeira de aço 1020; 
* tubo-motor de alumínio 6063; 
* diâmetro externo = 101,7 mm; 
* diâmetro interno = 95,4 mm; 
* diâmetro da garganta da tubeira = 25,1 mm; 
* comprimento total externo = 290 mm, 
* comprimento interno da câmara = 211 mm; 
* massa de propelente = 1930 g. 

Propelente KNSu: mistura de fertilizante de nitrato de potássio com açúcar comum na proporção respectiva de 65% e 35% em peso, prensada dentro do tubo-motor. 

Geometria do grão-propelente: tubular. 

Resultados principais: 
* impulso total = 1284 N.s; 
* tempo de queima = 8,00 s; 
* empuxo médio = 160,5 N; 
* impulso específico = 67,9 s; 
* classe K200. 

Vídeo de Carlos Marchi.

29 junho 2024

Lançamento do minifoguete experimental Netuno-F/Paraná-12/v2 em 3 Out 2018 em Piraquara (PR)

 


Dados do minifoguete:
Comprimento = 620 mm 
Diâmetro = 44 mm 
Massa de decolagem = 758 gramas 

Propelente: KNSu. 
Massa de propelente = 99,5 gramas 

Motor classe F40. 

Apogeu = 258 metros. 

Fabricante: equipe Gralha Azul (UFPR, UP, UTFPR, UNIVAP). 

Vídeo de Phillipe Mendes Rosa.

23 junho 2024

Publicado artigo científico sobre o foguetemodelo Félix impresso em 3D

Foi publicado online, recentemente, pelo periódico Revista de Ensino de Engenharia (REE), da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), o artigo “Foguetemodelo Félix: uma ferramenta para o ensino de ciências e popularização da Astronáutica”.

O artigo é de autoria de Rodolfo Sousa Ramos, Guilherme Bertoldo e Carlos Henrique Marchi.

RESUMO: Apresenta-se um minifoguete didático (foguetemodelo) desenvolvido com o propósito de motivar jovens estudantes ao estudo de ciências e, em particular, estimulá-los a seguir a carreira aeroespacial. O projeto do minifoguete foi elaborado para atender aos seguintes requisitos: facilidade de produção (impressão 3D), possuir sistema de recuperação por paraquedas e compartimento de carga, ser reutilizável, modular e seguro. São fornecidos links em que podem ser obtidos os arquivos prontos para impressão desse minifoguete, que utiliza como propulsor um motor-foguete de fogos de artifício do tipo rojão de vara. Foram realizados 36 testes para qualificar o propulsor e o minifoguete, em duas versões com 35 e 40 mm de diâmetro e massa total de decolagem entre 212 e 276 gramas, ambos com 436 mm de comprimento, que atingem entre 36 e 76 metros de altura.

Vídeos e mais informações sobre o foguetemodelo Félix estão disponíveis AQUI.

O foguetemodelo Félix é um projeto do Grupo de Foguetes Tsiolkovsky (GFT), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), de Francisco Beltrão.

O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), de Curitiba, colaborou neste projeto fazendo testes em solo e em voo.

 

Foguetemodelo Félix descendo com paraquedas em 14 Out 2023 na UFPR.

Foto: Mauricio Alves Levandoski.



21 junho 2024

02 janeiro 2024

Inscrições abertas para o curso "Projeto de Minifoguetes Experimentais" – turma 2024/1 na UFPR

O curso "Projeto de Minifoguetes Experimentais" é uma disciplina optativa ofertada no curso de graduação em engenharia mecânica da UFPR desde o ano 2014 com apoio do Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS). Sua duração é de 30 horas-aula.

  

Os objetivos desta disciplina são:

  • Apresentar teoria básica para projetar e analisar motores e minifoguetes experimentais (MFE) a propelente sólido.
  • Mostrar como preparar e carregar o propelente KNSu, preparar o motor e seu ignitor, integrar motor e cápsula, e usar altímetros e localizadores.
  • Realizar e analisar experimentos com motores (testes estáticos) e MFE (lançamentos) a propelente sólido.


Minifoguete experimental Netuno-R-B/Galateia-4 do GFCS/UFPR.

 

A próxima turma deste curso terá aulas presenciais aos sábados entre às 13:30 e 15:10 horas na sala PG-12 (laboratório Lena 4) do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC), no bloco IV do Setor de Tecnologia (TC), no Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba (PR). As aulas começarão no dia 2 de março e terminarão no dia 22 de junho de 2024; elas serão lecionadas pelo prof. Carlos Marchi.

Haverá 10 vagas para alunos e professores externos ao curso de engenharia mecânica da UFPR, tanto alunos universitários quanto do ensino médio de qualquer instituição, e professores que lecionam para alunos do ensino médio e superior. Também há vagas para membros do Clube de Foguetemodelismo de Curitiba (CFC). Excepcionalmente serão aceitas pessoas fora destas condições. O curso é inadequado para alunos do ensino fundamental. Este curso é indicado para pessoas que já fizeram o curso “Foguetemodelismo Básico Online” ou o curso “Projeto e Teste de Minifoguete”, ou ainda pessoas que já tenham alguma experiência prática com foguetemodelismo.

Para concorrer a uma destas 10 vagas, você deverá 
preencher até 10 de fevereiro o formulário que está disponível AQUI.

O curso é gratuito.

As 10 pessoas selecionadas serão informadas por e-mail entre 12 e 18 de fevereiro.

A seleção terá por objetivo abranger o maior número de instituições, considerando também os dados solicitados na inscrição.

Os aprovados na disciplina receberão um certificado digital de aproveitamento do GFCS, como o mostrado 
AQUI.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do e-mail

minifoguete@gmail.com.


Mapa do Centro Politécnico da UFPR onde se pode ver o local das aulas:

laboratório Lena 4 (sala PG-12).

 

Vídeo mostrando o teste estático do motor-foguete experimental Júpiter do GFCS/UFPR.

 

Vídeo mostrando o lançamento de um minifoguete experimental do GFCS/UFPR.

 

Atualização: 2 Jan 2024.