Estes 26 testes representam 9,5% dos 274 testes já realizados entre 2014 e 2020 com 11 tipos de motores-foguete metálicos (aço e alumínio) desenvolvidos pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Curitiba. Dos 274 testes, em apenas 6 deles, ou 2,2%, ocorreu rompimento do tubo-motor (explosão).
O propelente usado é o KNSu que é uma mistura de fertilizante de nitrato de potássio com açúcar comum na proporção respectiva de 65% e 35% em peso. O KNSu é carregado por prensagem dentro do tubo-motor, sem aquecimento. Os motores usam de 100 a 1930 gramas de KNSu e são das classes F a J, segundo a padronização da NAR (National Association of Rocketry dos Estados Unidos). A geometria do grão-propelente é tubular-cônica.
Também é mostrado no vídeo o teste MTP-37 no qual pode-se ver o efeito das ondas de choque geradas pelo escoamento dos gases que saem do motor, que fazem a imagem vibrar; não é vibração do motor ou da câmera.
Em seguida é mostrada a queima de resíduos de KNSu, sem motor; isso é feito periodicamente para eliminação de KNSu não utilizado em carregamentos de motores.
No final do vídeo é apresentada uma lista com mais informações sobre os testes mostrados. Apesar das várias anomalias ocorridas durante os testes, ninguém se feriu devido às regras de segurança adotadas; ocorreram apenas danos materiais.
Equipe de execução dos testes: dezenas de membros do GFCS de 2014 a 2020 cujos nomes podem ser vistos em http://ftp.demec.ufpr.br/foguete/Membros/.
Fotos de Alexandre Bento, Diego Moro, Éderson Dias, Eduardo Schlichta e Thiago Quevedo.
Fotos de Alexandre Bento, Diego Moro, Éderson Dias, Eduardo Schlichta e Thiago Quevedo.
Vídeos de Alexandre Bento, Antonio Foltran, Carlos Marchi, Cecília Marchi e Dener Iorio.
Seleção dos testes, fotos e vídeos de Carlos Marchi.
Roteiro e edição de Alice e Cecília Marchi.
Música: YouTube.
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