Este desafio consiste em lançar um minifoguete experimental para atingir 300 metros de altura; a trajetória e altura do minifoguete devem ser registradas por um altímetro a bordo; o minifoguete tem que pousar com paraquedas e atingir altura no intervalo de 250 a 350 metros para ser classificado.
Cerca de 80 grupos de foguetes brasileiros foram convidados a participar do desafio. Cada grupo inscrito precisava lançar o seu minifoguete na cidade de Barra do Piraí (RJ), onde ocorrem as Jornadas de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), entre 16 de outubro e 18 de dezembro. Oito equipes de 5 estados (AC, MG, PR, RJ e SC) estiveram no local para realizar seus lançamentos.
O GFCS lançou o minifoguete Netuno-F/Paraná-29 no dia 17 de dezembro, obtendo 308 metros de altura e vencendo a competição. Este minifoguete tem 653 milímetros de comprimento, 44 milímetros de diâmetro, massa total de 696 gramas e motor da classe F40 com 100 gramas de propelente, que é constituído por 65% de nitrato de potássio e 35% de sacarose. O custo total aproximado deste minifoguete é de R$ 1.331,00.
O desenvolvimento e teste do motor e do minifoguete do GFCS contou com a colaboração dos grupos de foguetes da Universidade Positivo de Curitiba (PR), UTFPR de Francisco Beltrão (PR) e UNIVAP de São José dos Campos (SP).
Essa foi a segunda edição do desafio da OBA. O desafio de 2018 também foi vencido pelo GFCS com o seu minifoguete tendo atingido 288 metros de altura.
Os membros do GFCS que estiveram no evento foram Antonio Carlos Foltran, Filipe Melo de Aguiar e Carlos Eduardo Américo.
Parabenizamos o prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e toda a sua equipe pela realização desse desafio, que também ter por objetivo divulgar os minifoguetes entre alunos e professores do ensino fundamental e médio que lançam seus foguetes de garrafa PET durante as Jornadas de Foguetes.
Da esquerda para a direita: Filipe Melo de Aguiar, Carlos Eduardo Américo,
Antonio Carlos Foltran e João Batista Garcia Canalle. GFCS recebendo o
troféu de campeão do desafio 2019 da OBA com seu minifoguete.
Seção da placa eletrônica da cápsula Paraná-29
com bateria e 4 altímetros.
O minifoguete Netuno-F/Paraná-29 em sua
rampa momentos antes do seu lançamento.
O minifoguete Netuno-F/Paraná-29 logo após o seu voo
mostrando o paraquedas e a janela de ejeção aberta.
Trajetória do minifoguete Netuno-F/Paraná-29
registrada pelo altímetro StratoLogger.
Eixo vertical em pés e horizontal em segundos.
Vídeo do lançamento do minifoguete Netuno-F/Paraná-29.
Parabéns pelo desempenho, continuem com o mesmo!
ResponderExcluir