domingo, 22 de dezembro de 2019

Grupo de foguetes da UFPR vence desafio nacional 2019 da OBA

No dia 19 de dezembro, três membros do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR receberam o troféu de campeão do desafio nacional da OBA de 2019.

Este desafio consiste em lançar um minifoguete experimental para atingir 300 metros de altura; a trajetória e altura do minifoguete devem ser registradas por um altímetro a bordo; o minifoguete tem que pousar com paraquedas e atingir altura no intervalo de 250 a 350 metros para ser classificado.

Cerca de 80 grupos de foguetes brasileiros foram convidados a participar do desafio. Cada grupo inscrito precisava lançar o seu minifoguete na cidade de Barra do Piraí (RJ), onde ocorrem as Jornadas de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), entre 16 de outubro e 18 de dezembro. Oito equipes de 5 estados (AC, MG, PR, RJ e SC) estiveram no local para realizar seus lançamentos.

O GFCS lançou o minifoguete Netuno-F/Paraná-29 no dia 17 de dezembro, obtendo 308 metros de altura e vencendo a competição. Este minifoguete tem 653 milímetros de comprimento, 44 milímetros de diâmetro, massa total de 696 gramas e motor da classe F40 com 100 gramas de propelente, que é constituído por 65% de nitrato de potássio e 35% de sacarose. O custo total aproximado deste minifoguete é de R$ 1.331,00.

O desenvolvimento e teste do motor e do minifoguete do GFCS contou com a colaboração dos grupos de foguetes da Universidade Positivo de Curitiba (PR), UTFPR de Francisco Beltrão (PR) e UNIVAP de São José dos Campos (SP). 

Essa foi a segunda edição do desafio da OBA. O desafio de 2018 também foi vencido pelo GFCS com o seu minifoguete tendo atingido 288 metros de altura.

Os membros do GFCS que estiveram no evento foram Antonio Carlos Foltran, Filipe Melo de Aguiar e Carlos Eduardo Américo. 

Parabenizamos o prof. Dr. João Batista Garcia Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), e toda a sua equipe pela realização desse desafio, que também ter por objetivo divulgar os minifoguetes entre alunos e professores do ensino fundamental e médio que lançam seus foguetes de garrafa PET durante as Jornadas de Foguetes.


Da esquerda para a direita: Filipe Melo de Aguiar, Carlos Eduardo Américo,
Antonio Carlos Foltran e João Batista Garcia Canalle. GFCS recebendo o
troféu de campeão do desafio 2019 da OBA com seu minifoguete.


Seção da placa eletrônica da cápsula Paraná-29
com bateria e 4 altímetros.

O minifoguete Netuno-F/Paraná-29 em sua
rampa momentos antes do seu lançamento.

O minifoguete Netuno-F/Paraná-29 logo após o seu voo
mostrando o paraquedas e a janela de ejeção aberta.

Trajetória do minifoguete Netuno-F/Paraná-29
registrada pelo altímetro StratoLogger.
Eixo vertical em pés e horizontal em segundos.


Vídeo do lançamento do minifoguete Netuno-F/Paraná-29.

Um comentário: