Histórico dos recordes brasileiros de minifoguetes com motor da classe D:
85 m em 19 Abr 2015 minifoguete R4-D da FnaF/Unicamp
92 m em 6 Fev 2016 minifoguete Épsilon-19 do LAE/GFCS/UFPR
261 m em 22 Abr 2016 minifoguete Bixcoito-9 do GFRJ/UERJ
402 m em 30 Abr 2017 minifoguete Águia Real da GREAVE/UP
Características principais do minifoguete LAE-132:
- Comprimento total = 391 mm
- Diâmetro máximo = 20,0 mm
- Massa total no momento do lançamento = 92,4 g
- Tubo-foguete: fenolite
- Nariz parabólico de fibra de vidro
- Número de empenas = 3
- 2 altímetros a bordo: 1 micropeak da Altus Metrum e 1 Alt15K/WD da PerfectFlite
- Sistema de recuperação: paraquedas circular de 150 mm de diâmetro
Características principais do motor-foguete (dados do fabricante certificados pela NAR):
- Impulso total = 19,59 N.s
- Empuxo médio = 20,84 N
- Tempo de queima = 0,94 s
- Massa de propelente = 9,6 g
- Fabricante: Aerotech
- Classe = D21-7
- Propelente: composite
Condições do lançamento:
- Local: Vacaria da CPAI/DEPEN/PR em Piraquara (PR)
- Altitude em relação ao nível do mar = 903 m
- Rampa de lançamento de 3 hastes
- Ângulo de lançamento com a horizontal = 87 graus
- Pressão do ar = 91,9 kPa
- Temperatura do ar = 25 g C
- Umidade relativa do ar = 51 %
- Velocidade do vento = 0 a 5,2 km/h
- Horário: 12:44 h
Resultados principais do voo do minifoguete LAE-132:
- Apogeu = 645 m (média de 2 altímetros)
- Tempo de voo até o apogeu = 8,71 s (média de 2 altímetros)
- Velocidade máxima = 598 km/h (dado de 1 altímetro)
- Aceleração máxima = 21 g (dado de 1 altímetro)
- Altura no fim da queima = 110 m (dado de 1 altímetro)
- Velocidade média de queda = 54 km/h (dado de 1 altímetro)
- Tempo total de voo = 51,4 s (dado de 1 altímetro)
- Distância entre os pontos de lançamento e de impacto após o voo = 169 m
Na ejeção do paraquedas ocorreu o rompimento do cabo que unia a parte inferior do minifoguete LAE-132, contendo o motor e as empenas, e a parte superior com o nariz, altímetros e paraquedas. As duas partes foram encontradas após o voo.
O lançamento do minifoguete LAE-132 foi uma realização do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) [http://www.foguete.ufpr.br/] da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Seguem algumas fotos feitas por Carlos H. Marchi.
O MF LAE-132, um motor e seu ignitor.Seguem algumas fotos feitas por Carlos H. Marchi.
O MF LAE-132 em sua rampa de lançamento junto com a
equipe que o projetou: Filipe, Carlos, Dener e Giovanne.
equipe que o projetou: Filipe, Carlos, Dener e Giovanne.
Os 2 altímetros do MF LAE-132.
A parte superior do MF LAE-132 no local de pouso.
A equipe que participou do lançamento do MF LAE-132:
Filipe, Carlos, Dener, Giovanne, Lucas, Foltran e Marchi.
Filipe, Carlos, Dener, Giovanne, Lucas, Foltran e Marchi.
Trajetória do MF LAE-132 segundo o altímetro MicroPeak.
A obtenção deste recorde do minifoguete LAE-132 só foi possível graças às seguintes pessoas e instituições:
- Filipe Fontenele
- Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) do Setor de Tecnologia (TC) da UFPR
- Setor de Tecnologia (TC) da UFPR
- CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Brasília
- CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Brasília
- Colônia Penal AgroIndustrial (CPAI) do Departamento Penitenciário (DEPEN) do Paraná
Somos muito gratos a todos pelo apoio.
Motor Aerotech com propelente compósito! Pra mim é inédito aqui no Brasil. Parabéns!
ResponderExcluirEu estava imaginando se este modelo não teria atingido uma velocidade semelhante à do Urano/Paraná-XVb, mas não foi tão elevada assim. Enfim, são projetos bastante distintos e cada caso deve ser submetido à previsão de balística com um modelo numérico e não ficar no "achômetro". Enfim, parabéns à equipe!!!
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