11 agosto 2019

645 metros: novo recorde brasileiro de minifoguete com motor da classe D

No dia 29 Jul 2019 o minifoguete LAE-132 atingiu 645 metros de apogeu com um motor-foguete comercial da classe D, estabelecendo um novo recorde brasileiro de minifoguetes com motor da classe D.

Histórico dos recordes brasileiros de minifoguetes com motor da classe D:
85 m em 19 Abr 2015 minifoguete R4-D da FnaF/Unicamp
92 m em 6 Fev 2016 minifoguete Épsilon-19 do LAE/GFCS/UFPR
261 m em 22 Abr 2016 minifoguete Bixcoito-9 do GFRJ/UERJ
402 m em 30 Abr 2017 minifoguete Águia Real da GREAVE/UP

Características principais do minifoguete LAE-132:
  • Comprimento total = 391 mm
  • Diâmetro máximo = 20,0 mm
  • Massa total no momento do lançamento = 92,4 g
  • Tubo-foguete: fenolite
  • Nariz parabólico de fibra de vidro
  • Número de empenas = 3
  • 2 altímetros a bordo: 1 micropeak da Altus Metrum e 1 Alt15K/WD da PerfectFlite
  • Sistema de recuperação: paraquedas circular de 150 mm de diâmetro

Características principais do motor-foguete (dados do fabricante certificados pela NAR):
  • Impulso total = 19,59 N.s
  • Empuxo médio = 20,84 N
  • Tempo de queima = 0,94 s
  • Massa de propelente = 9,6 g
  • Fabricante: Aerotech
  • Classe = D21-7
  • Propelente: composite

Condições do lançamento:
  • Local: Vacaria da CPAI/DEPEN/PR em Piraquara (PR)
  • Altitude em relação ao nível do mar = 903 m
  • Rampa de lançamento de 3 hastes
  • Ângulo de lançamento com a horizontal = 87 graus
  • Pressão do ar = 91,9 kPa
  • Temperatura do ar = 25 g C
  • Umidade relativa do ar = 51 %
  • Velocidade do vento = 0 a 5,2 km/h
  • Horário: 12:44 h

Resultados principais do voo do minifoguete LAE-132:
  • Apogeu = 645 m  (média de 2 altímetros)
  • Tempo de voo até o apogeu = 8,71 s  (média de 2 altímetros)
  • Velocidade máxima = 598 km/h (dado de 1 altímetro)
  • Aceleração máxima = 21 g  (dado de 1 altímetro)
  • Altura no fim da queima = 110 m  (dado de 1 altímetro)
  • Velocidade média de queda = 54 km/h (dado de 1 altímetro)
  • Tempo total de voo = 51,4 s  (dado de 1 altímetro)
  • Distância entre os pontos de lançamento e de impacto após o voo = 169 m

Na ejeção do paraquedas ocorreu o rompimento do cabo que unia a parte inferior do minifoguete LAE-132, contendo o motor e as empenas, e a parte superior com o nariz, altímetros e paraquedas. As duas partes foram encontradas após o voo.

O lançamento do minifoguete LAE-132 foi uma realização do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) [http://www.foguete.ufpr.br/] da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Seguem algumas fotos feitas por Carlos H. Marchi.

O MF LAE-132, um motor e seu ignitor.

O MF LAE-132 em sua rampa de lançamento junto com a
equipe que o projetou: Filipe, Carlos, Dener e Giovanne.

Os 2 altímetros do MF LAE-132.

A parte superior do MF LAE-132 no local de pouso.

A equipe que participou do lançamento do MF LAE-132:
Filipe, Carlos, Dener, Giovanne, Lucas, Foltran e Marchi.

Trajetória do MF LAE-132 segundo o altímetro MicroPeak.

A obtenção deste recorde do minifoguete LAE-132 só foi possível graças às seguintes pessoas e instituições:
  • Filipe Fontenele
  • Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC) do Setor de Tecnologia (TC) da UFPR
  • Setor de Tecnologia (TC) da UFPR
  • CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Brasília 
  • CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Brasília
  • Colônia Penal AgroIndustrial (CPAI) do Departamento Penitenciário (DEPEN) do Paraná
Somos muito gratos a todos pelo apoio.

2 comentários:

  1. Motor Aerotech com propelente compósito! Pra mim é inédito aqui no Brasil. Parabéns!

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  2. Eu estava imaginando se este modelo não teria atingido uma velocidade semelhante à do Urano/Paraná-XVb, mas não foi tão elevada assim. Enfim, são projetos bastante distintos e cada caso deve ser submetido à previsão de balística com um modelo numérico e não ficar no "achômetro". Enfim, parabéns à equipe!!!

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