13 julho 2018

III Campanha de Popularização dos Minifoguetes da UFPR


Todas as pessoas da comunidade externa à UFPR estão convidadas a participar da III Campanha de Popularização dos Minifoguetes da UFPR. Crianças e adolescentes menores de 18 anos terão  que estar acompanhados de seus responsáveis para participar. O evento também é aberto a todas as pessoas da comunidade interna da UFPR: alunos, professores e técnicos. Este evento é uma realização do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR.

PROGRAMA do evento para o dia 12 de outubro de 2018 (sexta-feira; feriado nacional):
· 8:00 às 9:30 h: OFICINA para montagem de minifoguete de baixo custo na sala PG-12 (Lena 4); há 40 vagas.
· 9:00 às 13:00 h: EXPOSIÇÃO de minifoguetes no ginásio de esportes do CED; há 300 vagas.
· 10:00 às 11:30 h: PALESTRA sobre foguetes e minifoguetes no Auditório da Administração; há 200 vagas.
· 14:00 às 17:00 h: LANÇAMENTOS de minifoguetes no campo de futebol 1 do CED; há 300 vagas.

As INSCRIÇÕES devem ser feitas através do seguinte link: http://www.foguete.ufpr.br/
Os interessados devem fazer suas inscrições o mais rápido possível devido ao número limitado de vagas.
O prazo máximo para inscrição é o dia 30 de setembro (domingo) ou até o preenchimento das vagas.
As vagas serão preenchidas pela ordem cronológica de inscrição.

Os OBJETIVOS desse evento são:
· Popularizar os minifoguetes e o espaçomodelismo/foguetemodelismo entre estudantes e não estudantes.
· Divulgar a Associação Brasileira de Minifoguetes – BAR (http://minifoguete.blogspot.com)
· Divulgar o Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR (http://www.foguete.ufpr.br/)
· Divulgar o VI Festival Brasileiro de Minifoguetes 2019 (https://www.facebook.com/groups/minifoguete/)
· Divulgar o Programa Espacial Brasileiro
· Despertar e motivar vocações para as áreas científica e espacial
· Comemorar 61 anos do lançamento do primeiro satélite artificial da Terra, o Sputnik 1 em 4 Out 1957

Esclarecimentos:
1)    O objetivo da OFICINA é fazer com que cada aluno monte um minifoguete básico de baixo custo (menos de R$ 2,00) a partir de seus componentes utilizando um motor de fogos de artifício (foguete-de-vara). O minifoguete estará pronto para lançamento no final da oficina. Não é necessário qualquer conhecimento prévio para fazer a oficina; ela é destinada a pessoas leigas no assunto. O material necessário será fornecido pelo GFCS.
2)    O objetivo da EXPOSIÇÃO de minifoguetes é proporcionar uma mostra de diversos tipos de minifoguetes, motores e acessórios do acervo do GFCS, e esclarecer dúvidas a respeito.
3)    O objetivo da PALESTRA é explicar conceitos básicos sobre foguetes, minifoguetes, aerodinâmica, propulsão, estabilidade, trajetória etc, e falar sobre o Programa Espacial Brasileiro, a Associação Brasileira de Minifoguetes, o Festival Brasileiro de Minifoguetes. Não é necessário qualquer conhecimento prévio para participar da palestra; ela é destinada a pessoas leigas no assunto.
4)    O objetivo dos LANÇAMENTOS de minifoguetes é realizar 10 lançamentos de minifoguetes do GFCS e de outros grupos de foguetes de Curitiba bem como alguns minifoguetes que serão montados na OFICINA. A previsão é que os minifoguetes alcancem entre 50 e 100 metros de altura; alguns deles cairão de paraquedas. Em caso de chuva ou vento forte, os LANÇAMENTOS de minifoguetes previstos para o dia 12 de outubro (sexta-feira, feriado nacional) à tarde serão realizados no dia 14 de outubro (domingo) à tarde; nesse caso, isso será avisado por e-mail aos inscritos.
5)    Todas as atividades serão realizadas no Centro Politécnico da UFPR, localizado no bairro Jardim das Américas em Curitiba (PR). Os locais exatos de cada atividade serão informados no início de outubro por e-mail e no site do evento.
6)    Nos locais das atividades (oficina, exposição, palestra e lançamentos) haverá uma urna para que os participantes possam doar dinheiro, que será usado na execução das atividades de pesquisa, ensino e extensão do GFCS da UFPR. Doe quanto quiser de acordo com o que você acha que vale a atividade da qual participou. Desde já, agradecemos por sua doação. Faremos prestação de contas pública, informando o valor total arrecadado e no que ele será aplicado; por exemplo, comprar os materiais necessários para a oficina de 2019.
7)    As vagas para cada atividade são limitadas conforme citado no programa acima.
8)    As inscrições deferidas e indeferidas serão informadas por e-mail no início de outubro.
9)    Uma mesma pessoa poderá se inscrever em uma, duas, três ou nas quatro atividades.
10) Esclarecimentos adicionais através do e-mail: chmcfd@gmail.com


Participe e divulgue a III Campanha de Popularização dos Minifoguetes da UFPR.


07 julho 2018

Palestras e lançamentos de minifoguetes na UFPR para a comunidade

O Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está disponível para as seguintes atividades abertas às comunidades interna e externa à UFPR:

1) Palestra com cerca de uma hora de duração sobre foguetes e minifoguetes.

2) Lançamentos de demonstração de minifoguetes que atingem entre 50 e 100 metros de altura.

3) Visita a uma exposição sobre minifoguetes no Laboratório de Atividades Espaciais (LAE) da UFPR.

Podem participar estudantes (de qualquer nível de ensino e instituição) e não estudantes.

As atividades são realizadas no Centro Politécnico da UFPR no bairro Jardim das Américas em Curitiba (PR).

Pessoas, escolas, colégios, faculdades e universidades interessadas devem entrar em contato através do e-mail chmcfd@gmail.com para agendamento.

Um exemplo é relatado abaixo.

No dia 12 Jun 2018 alunos do ensino fundamental da Escola Adventista do Portão, de Curitiba, participaram de uma palestra e do lançamento de dois minifoguetes de baixo custo.

Algumas fotos sobre o evento são apresentadas abaixo.

Alunos do ensino fundamental visitando o GFCS na UFPR.

Alunos durante a palestra na UFPR.

Palestra sobre foguetes e minifoguetes na UFPR.

Alunos a caminho do local dos lançamentos dos minifoguetes na UFPR.

Explicação sobre os procedimentos de lançamento de um minifoguete.

Minifoguete preparado para lançamento.

Minifoguete decolando.

Minifoguete em voo propulsado.

Agradeço à equipe do GFCS que colaborou no evento: Filipe Aguiar, Tobias Queluz, Ruven Wang, Phillipe Rosa (vídeos) e Thiago Quevedo (fotos).

Primeiro teste estático do motor-foguete Júpiter

Labaredas nos dois lados do motor Júpiter. Foto: Thiago L. Quevedo.

O primeiro teste estático do motor-foguete Júpiter foi realizado em 23 Jun 2018 na Fazenda Canguiri da UFPR em Pinhais, PR, Brasil.
Os objetivos do teste eram: testar o procedimento de carregamento do propelente KNSu por prensagem dentro do tubo-motor de 4 polegadas (101,6 mm) de diâmetro externo e constituído por uma liga de alumínio, obter a massa específica do propelente e verificar a queima do propelente à pressão ambiente (sem tampa e sem tubeira no motor). O teste foi bem-sucedido.

O KNSu é uma mistura de fertilizante de nitrato de potássio com açúcar comum na proporção respectiva de 65% e 35% em peso.

Nos próximos meses deverão ser feitos novos testes incluindo a obtenção da força do motor. Estima-se que este motor com tampa e tubeira seja da classe J (641 a 1280 N.s).

Este motor é um desenvolvimento da equipe Gralha Azul, que é formada pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), equipe GREAVE da Universidade Positivo, Grupo de Foguetes Tsiolkovski da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Francisco Beltrão (PR) e o grupo de foguetes da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) de São José dos Campos (SP).

O motor testado continha 1870 g de KNSu e queimou por 13,0 s. A geometria do grão-propelente era tubular. Os resíduos da queima foram de 1,1% da massa de propelente.

Abaixo são apresentadas algumas fotos do motor e seu teste.

Grão-propelente tubular do motor Júpiter. Foto: Carlos H. Marchi.

Grão-propelente tubular dos motores Netuno-M (esquerda), Saturno (centro) e Júpiter (direita).
Foto: Carlos H. Marchi.

O motor Júpiter preparado para o teste com o seu ignitor de pólvora e squib.
Foto: Thiago L. Quevedo.

O motor Júpiter preparado para o teste mostrando o squib (laranja). Foto: Thiago L. Quevedo.

Início da queima do motor Júpiter. Foto: Thiago L. Quevedo.

Fim da queima do motor Júpiter. Foto: Thiago L. Quevedo.

Abaixo são apresentados três vídeos do teste feitos por mim.

Câmera distante.

Close no grão.

Câmera próxima.

A equipe do teste na Fazenda Canguiri da UFPR. Foto: Thiago L. Quevedo.

01 julho 2018

Inscrições abertas para a disciplina "Projeto de Minifoguetes Experimentais"

A disciplina optativa "Projeto de Minifoguetes Experimentais" será ofertada no curso de graduação em engenharia mecânica da UFPR no próximo semestre letivo 2018/2. Sua duração é de 30 horas-aula.

Os objetivos desta disciplina são apresentar a teoria básica envolvida no projeto e análise de minifoguetes experimentais a propelente sólido, projetar e analisar minifoguetes experimentais, e realizar e analisar experimentos estáticos e dinâmicos.

Será a primeira oferta aberta da disciplina a pessoas da comunidade dentro dos objetivos de um projeto de extensão do GFCS/UFPR que busca difundir a engenharia espacial. Ou seja, poderão participar desta disciplina alunos de outras instituições de ensino superior, bem como professores. Também poderão participar alunos do ensino médio que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina "Projeto e lançamento de espaçomodelos".

As aulas desta disciplina serão às segundas-feiras no horário 9:30 às 11:10 h na sala PG-12 (Lena 4) do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMEC), do Setor de Tecnologia (TC), no Centro Politécnico da UFPR. A primeira aula será no dia 30 de julho. As aulas deverão encerrar no fim de novembro.

Haverá 10 vagas para alunos e professores externos à UFPR, tanto alunos universitários quanto do ensino médio de qualquer instituição, e professores que lecionam para qualquer nível. Para concorrer a uma destas 10 vagas, enviar um e-mail para chmcfd@gmail.com até o dia 20 de julho informando nome completo, idade, curso e instituição, e um texto de até 10 linhas explicando por que deseja fazer a disciplina "Projeto de Minifoguetes Experimentais"; alunos do ensino médio deverão citar em que ano fizeram a disciplina "Projeto e lançamento de espaçomodelos". Não há custo para cursar a disciplina.

As 10 pessoas selecionadas serão informadas por e-mail durante a segunda quinzena de julho. A seleção terá por objetivo abranger o maior número de escolas e instituições de nível superior, mas irá considerar também os dados solicitados para a inscrição.

Os aprovados na disciplina receberão um certificado do GFCS.

Qualquer dúvida poderá ser esclarecida através do e-mail chmcfd@gmail.com.