terça-feira, 22 de agosto de 2017

Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes 2017 da UFPR

Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes 2017 da UFPR
(22 Ago 2017)

Todas as pessoas da comunidade externa à UFPR estão convidadas a participar do Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes 2017 da UFPR. Crianças acompanhadas de seus responsáveis poderão participar. O evento também é aberto a todas as pessoas da comunidade interna da UFPR: alunos, professores e técnicos. Este evento é uma realização do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR.

PROGRAMA do evento:
·       Dia 7 de outubro (sábado), 8:00 às 9:00 h: OFICINA para montagem de um minifoguete de baixo custo
·       Dia 7 de outubro (sábado), 9:30 às 11:00 h: MINICURSO sobre minifoguetes
·       Dia 7 de outubro (sábado), 14:00 às 17:00 h: LANÇAMENTOS de minifoguetes
·       Dia 8 de outubro (domingo), 9 às 10 h, ou 10 às 11 h, ou 14 às 15 h, ou 15 às 16 h: EXPOSIÇÃO de minifoguetes

As INSCRIÇÕES podem ser feitas através do seguinte link
Prazo preferencial para os interessados fazerem suas inscrições: dia 24 de setembro (domingo).

Os OBJETIVOS desse evento são:
·       Popularizar os minifoguetes e o espaçomodelismo/foguetemodelismo
·       Divulgar a Associação Brasileira de Minifoguetes - BAR
·       Divulgar as equipes e grupos de foguetes brasileiros
·       Divulgar o V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018)
·       Divulgar o Programa Espacial Brasileiro
·       Comemorar os 60 anos do lançamento do Sputnik 1 em 4 Out 1957

Esclarecimentos:
1)    O objetivo da OFICINA é fazer com que cada aluno monte um minifoguete básico de baixo custo (menos de R$ 2,00) a partir de seus componentes utilizando um motor de fogos de artifício (foguete-de-vara). O minifoguete estará pronto para lançamento no final da oficina. Não é necessário qualquer conhecimento prévio para fazer a oficina, ela é destinada a pessoas leigas no assunto.
2)    O objetivo do MINICURSO é explicar conceitos básicos sobre minifoguetes, aerodinâmica, propulsão, estabilidade, trajetória etc, e falar sobre o Programa Espacial Brasileiro, a Associação Brasileira de Minifoguetes, o Festival Brasileiro de Minifoguetes, esclarecer dúvidas sobre Astronáutica etc. Não é necessário qualquer conhecimento prévio para fazer o minicurso, ele é destinado a pessoas leigas no assunto.
3)    O objetivo dos LANÇAMENTOS de minifoguetes é realizar alguns lançamentos de minifoguetes do GFCS e de outros grupos de foguetes de Curitiba bem como alguns minifoguetes que serão montados na OFICINA de minifoguetes. Os participantes poderão ver os minifoguetes e esclarecer dúvidas. Em caso de chuva ou vento forte, os LANÇAMENTOS de minifoguetes previstos para o dia 7 de outubro (sábado) à tarde serão realizados no dia 12 de outubro (quinta-feira, feriado nacional) à tarde; nesse caso, isso será confirmado por e-mail aos inscritos.
4)    O objetivo da EXPOSIÇÃO de minifoguetes é proporcionar uma visita guiada ao Laboratório de Atividades Espaciais (LAE) da UFPR. As pessoas terão a oportunidade de ver diversos tipos de minifoguetes, motores e acessórios, e poderão esclarecer dúvidas com o guia da visita. Na inscrição, cada pessoa deverá escolher um dos quatro horários disponíveis; em caso de excesso de pessoas em cada horário, algumas pessoas poderão ter seu horário solicitado alterado para um dos demais disponíveis; nesse caso, isso será informado previamente por e-mail aos inscritos.
5)    Todas as atividades serão realizadas no Centro Politécnico da UFPR, localizado no bairro Jardim das Américas em Curitiba (PR). Os locais exatos de cada atividade serão informados na confirmação da inscrição.
6)    Será fornecido um certificado de participação a todas as pessoas que tiverem deferimento de suas inscrições e que efetivamente participem das atividades. Os certificados só serão fornecidos ao fim de cada atividade e no local de sua realização. Os certificados não serão fornecidos por qualquer meio após o evento, exceto no caso de serem retirados pessoalmente na UFPR até 31 de outubro de 2017.
7)    Para ter seu pedido de inscrição deferido (aceito) em cada atividade (oficina, minicurso, lançamentos e exposição) pedimos uma doação em dinheiro, que será usado na execução das atividades de pesquisa, ensino e extensão do GFCS da UFPR. Indicamos um valor mínimo a ser doado em relação a cada atividade; quem puder doar valores maiores, nos ajudará ainda mais. Desde já, agradecemos por sua doação.
8)    Cada pessoa poderá se inscrever em uma, duas, três ou nas quatro (todas) atividades do evento.
9)    As vagas são limitadas: 50 para a Oficina, Minicurso e Exposição; e 200 para os Lançamentos.
10) Esse evento será realizado simultaneamente em várias cidades e estados brasileiros.
11) Esclarecimentos adicionais através do e-mail: chmcfd@gmail.com

Participe e divulgue o Dia Nacional de Lançamento de Minifoguetes 2017 da UFPR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário