20 março 2016

GFCS/UFPR qualifica seu primeiro motor da classe A

No dia 19 Fev 2016 o Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) realizou 5 testes estáticos para qualificar um motor-foguete próprio para a classe A, ou seja, com impulso total entre 1,26 e 2,50 N.s.

Principais características dos motores:
  • Tubo-motor de acrílico transparente.
  • Tampa do motor com uma camada de durepóxi e outra de resina epóxi.
  • Tubeira feita de alumínio com diâmetro nominal na garganta de 2,25 mm.
  • A tubeira é presa ao tubo de acrílico com uma camada de durepóxi e outra de resina epóxi.
  • O propelente é o KNSu, mistura de 65% de fertilizante Krista-K e 35% de açúcar refinado, com massa média de 3,24 g.
  • Diâmetro externo médio do motor = 15,16 mm
  • Comprimento total médio do motor = 39,95 mm
  • Massa total média do motor = 9,15 g
Dos cinco motores testados, dois romperam o tubo de acrílico durante a queima do propelente. Portanto, há necessidade de aperfeiçoar a resistência do motor.

Os principais resultados médios dos três motores que funcionaram adequadamente são:
  • Impulso total = 2,37 N.s
  • Empuxo médio = 2,90 N
  • Tempo de queima = 0,82 s
  • Impulso específico = 74,5 s
  • Classificação do motor: A3-0

                                              Vídeo do teste estático do motor TA-270.


Lote de doze motores TA da classe A vendo-se a tubeira de alumínio e o propelente branco.



O motor TA-278 durante o seu teste estático vendo-se a chama da queima do seu propelente tanto fora do motor quanto dentro através do tubo de acrílico transparente.

Curva de empuxo do motor TA-270.


Participantes dos testes estáticos dos motores
no Centro Politécnico da UFPR em Curitiba (PR)

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