domingo, 3 de janeiro de 2016

Festival 2016 [25]: dados de altímetros para empréstimo

Para as equipes que precisarem, o Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), emprestará os seguintes tipos de altímetro de bordo durante o Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016:

Alt15K/WD (11 unidades). Massa = 16 g. Detalhes em http://www.perfectflite.com/a15k.html
Este altímetro tem 80 mm de comprimento e cabe dentro de um tubo com pelo menos 18 mm de diâmetro interno. Salva 3 voos.

MicroPeak (41 unidades). Massa = 1,9 g. Detalhes em
http://www.apogeerockets.com/Electronics_Payloads/Altimeters/MicroPeak_Altimeter
Este altímetro tem 18 mm de comprimento e cabe dentro de um tubo com pelo menos 15 mm de diâmetro interno. Salva apenas 1 voo.

Para usar estes altímetros é necessário haver pelo menos 3 orifícios, com 1,6 mm de diâmetro, entre o interior e o exterior do tubo-foguete aonde ficará o altímetro.

O minifoguete deverá ser construído de tal forma que se possa acessar, alguns instantes antes do lançamento, o local aonde ficará o altímetro para colocá-lo dentro do minifoguete.

Depois do voo é necessário retirar o altímetro para obter o apogeu alcançado.

A equipe interessada em usar algum altímetro do GFCS/UFPR deverá atender ao seguinte:

  • O altímetro deverá ficar em um compartimento (cápsula) próprio do minifoguete de tal forma que ao ser ejetado o sistema de recuperação, os gases não danifiquem o altímetro.
  • Dentro do compartimento, deverá haver espuma ou isopor embaixo e acima do altímetro, para protegê-lo do impacto na queda, principalmente no caso de não funcionar o sistema de recuperação por paraquedas ou fita.

Vamos auxiliar no uso destes altímetros.

Considerando que:
  • As quantidades acima de altímetros são as disponíveis no momento, pois poderá haver um pouco de redução ainda porque o GFCS/UFPR fará novos voos antes do Festival 2016 e poderá perder alguns altímetros. 
  • Há muitas equipes competindo em algumas categorias.
  • Cada altímetro micropeak só pode ser usado para um voo. Depois é necessário descarregar os dados num computador antes de ser utilizado novamente.
  • Nos Festivais de 2014 e 2015, vários minifoguetes foram perdidos, bem como os altímetros que estavam dentro deles. 
É provável que no Festival 2016 seja emprestado apenas um altímetro a cada equipe em cada dia do evento. Portanto, quem precisar de altímetros do GFCS/UFPR, provavelmente só poderá realizar um voo válido (com altímetro) por dia. Mas, havendo disponibilidade, emprestaremos dois altímetros para cada equipe em cada dia do evento.

ATENÇÃO: a equipe que pegar altímetros emprestados do GFCS/UFPR e perder um ou mais altímetros durante o evento, terá que devolver a quantidade perdida de altímetros, do mesmo tipo emprestado, durante o ano de 2016.

Recomendamos que cada equipe tente desenvolver o seu próprio altímetro para usar no evento. Por exemplo, com o tutorial que foi divulgado no Aviso [20].

Todas as informações relacionadas ao Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016 estão disponíveis em www.foguete.ufpr.br,
http://ftp.demec.ufpr.br/foguete/Festival2016/ e
http://fogueteufpr.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário