Alt15K/WD (11 unidades). Massa = 16 g. Detalhes em http://www.perfectflite.com/a15k.html
Este altímetro tem 80 mm de comprimento e cabe dentro de um tubo com pelo menos 18 mm de diâmetro interno. Salva 3 voos.
MicroPeak (41 unidades). Massa = 1,9 g. Detalhes em
http://www.apogeerockets.com/Electronics_Payloads/Altimeters/MicroPeak_Altimeter
Este altímetro tem 18 mm de comprimento e cabe dentro de um tubo com pelo menos 15 mm de diâmetro interno. Salva apenas 1 voo.
Para usar estes altímetros é necessário haver pelo menos 3 orifícios, com 1,6 mm de diâmetro, entre o interior e o exterior do tubo-foguete aonde ficará o altímetro.
O minifoguete deverá ser construído de tal forma que se possa acessar, alguns instantes antes do lançamento, o local aonde ficará o altímetro para colocá-lo dentro do minifoguete.
Depois do voo é necessário retirar o altímetro para obter o apogeu alcançado.
A equipe interessada em usar algum altímetro do GFCS/UFPR deverá atender ao seguinte:
- O altímetro deverá ficar em um compartimento (cápsula) próprio do minifoguete de tal forma que ao ser ejetado o sistema de recuperação, os gases não danifiquem o altímetro.
- Dentro do compartimento, deverá haver espuma ou isopor embaixo e acima do altímetro, para protegê-lo do impacto na queda, principalmente no caso de não funcionar o sistema de recuperação por paraquedas ou fita.
Vamos auxiliar no uso destes altímetros.
Considerando que:
- As quantidades acima de altímetros são as disponíveis no momento, pois poderá haver um pouco de redução ainda porque o GFCS/UFPR fará novos voos antes do Festival 2016 e poderá perder alguns altímetros.
- Há muitas equipes competindo em algumas categorias.
- Cada altímetro micropeak só pode ser usado para um voo. Depois é necessário descarregar os dados num computador antes de ser utilizado novamente.
- Nos Festivais de 2014 e 2015, vários minifoguetes foram perdidos, bem como os altímetros que estavam dentro deles.
ATENÇÃO: a equipe que pegar altímetros emprestados do GFCS/UFPR e perder um ou mais altímetros durante o evento, terá que devolver a quantidade perdida de altímetros, do mesmo tipo emprestado, durante o ano de 2016.
Recomendamos que cada equipe tente desenvolver o seu próprio altímetro para usar no evento. Por exemplo, com o tutorial que foi divulgado no Aviso [20].
Todas as informações relacionadas ao Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016 estão disponíveis em www.foguete.ufpr.br,
http://ftp.demec.ufpr.br/foguete/Festival2016/ e
http://fogueteufpr.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário