domingo, 30 de agosto de 2015

Festival 2016 [9]: minicursos

Serão realizados minicursos no Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016.

O objetivo principal será difundir conhecimentos básicos e aplicativos usados no projeto de minifoguetes às equipes participantes do evento.

Atualmente, os seguintes minicursos deverão ser ofertados:

1) Aerodinâmica de minifoguetes: aplicativo para prever o coeficiente de arrasto (Cd) de minifoguetes em função da velocidade de voo.

2) Propulsão de minifoguetes: aplicativos para analisar o desempenho de motor-foguete em teste estático, para calcular o impulso total, empuxo médio, impulso específico, pressão de combustão etc.

3) Trajetória de minifoguetes: aplicativo para prever a trajetória de minifoguetes, calcular o Cd efetivo e prever a massa ótima de lançamento.

Estes minicursos deverão ser lecionados por integrantes do Grupo de Foguetes Carl Sagan, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Qualquer pessoa que irá participar do Festival de Minifoguetes de Curitiba 2016, seja como membro de equipe ou espectador, poderá ministrar um minicurso. Quem tiver interesse em fazer isso gratuitamente, deverá submeter a sua proposta, em formato livre, através do e-mail chmcfd@gmail.com.

A Comissão Organizadora decidirá se a proposta de minicurso poderá ser apresentada no Festival 2016, levando em conta o assunto, qualificação do ministrante e disponibilidade de tempo dentro do programa do evento.

2 comentários:

  1. Para participar dos minicursos é necessário uma inscrição prévia ou é só chegar lá?

    ResponderExcluir
  2. Oi Maurício. Será necessário fazer inscrição para participar dos minicursos, pois há um limite de vagas. Tanto competidores quanto espectadores do Festival 2016 poderão fazer os minicursos. Os formulários de inscrição deverão ser divulgados em fevereiro com prazo de inscrição até 10 de março de 2016.

    ResponderExcluir