Na ocasião, o recorde da NAR (National Association of Rocketry), dos Estados Unidos, para a classe B era de 264 metros.
Em 19 de fevereiro de 2015 foi definido o projeto para ser montado o minifoguete Beta-7, da equipe UFPR-Beta, para teste de voo antes do Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015. Ele ficou pronto para ser lançado no dia 8 de março, mas devido à chuva, não foi lançado.
No dia 29 de março de 2015, último dia previsto para testes de voo do GFCS antes do Festival 2015, o Beta-7 foi lançado mesmo com chuvisco. Como já ocorreu muitas vezes em lançamentos do GFCS com minifoguetes sem paraquedas ou fita, o Beta-7 foi perdido.
Porém, no dia 18 de abril de 2015, ao chegar no CED/UFPR para iniciar a primeira sessão de lançamentos do Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015, um segurança da UFPR disse-me que havia encontrado o Beta-7 e guardado o altímetro em sua casa. Ele me mostrou o Beta-7 ainda no local de queda, todo encharcado e bastante desmanchado, por ser quase todo de papel e papelão. Ele foi levado ao LAE, nosso laboratório.
No dia 20 de abril de 2015, ao chegar no CED/UFPR para iniciar a quarta e última sessão de lançamentos do Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015, o segurança da UFPR devolveu-me o altímetro do Beta-7.
No dia 30 de abril de 2015, após ter concluído o descarregamento e análise de todos os altímetros usados no Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015, finalmente tive a oportunidade de fazer o mesmo com o micropeak-52 do Beta-7 cujo resultado foi o seguinte: o minifoguete Beta-7 atingiu 324 metros de apogeu, estabelecendo um novo recorde brasileiro, e maior do que o da NAR. O tempo de voo até o apogeu foi de 6,53 s e o tempo total de voo foi de 17,09 s. O Beta-7 voou sem sistema de recuperação e usou um motor Bandeirante da classe B.
É um novo recorde quase perdido porque este é o primeiro minifoguete que conseguimos resgatar num dia diferente do seu lançamento. Quando o minifoguete não é encontrado no mesmo dia do lançamento, ele nunca é encontrado depois, com esta bela exceção do Beta-7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário