segunda-feira, 6 de abril de 2015

AVISO [49] do Festival 2015: classe real dos motores

Conforme as regras do Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015, para competir nas categorias de apogeu máximo é necessário que o motor seja realmente enquadrado em cada classe da competição (1/2A, A, B, C, D e E), de acordo com o impulso total real.

No caso de motores amadores, as próprias equipes devem realizar testes estáticos para confirmar o desempenho do motor.

No caso de motores comerciais, o próprio fabricante já informa o desempenho. Mas, infelizmente, alguns motores comerciais não apresentam o desempenho informado pelo fabricante, conforme os seguintes exemplos:

Motor Bandeirante B6-4 de Abr/2014: real A3-2

Motor Bandeirante C6-0 de Abr/2014: real B4-0

Motor Bandeirante D20-0 de Jan/2012: real C5-0

As medidas reais dos exemplos acima foram feitas pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Em geral os motores da Bandeirante têm desempenho real dentro da classe especificada pelo fabricante. Mas os exemplos acima mostram que há desvios.

Quem tiver dúvida sobre o motor que está usando, e usará no Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015, deverá trazer pelo menos um motor (se possível dois ou três) e entregá-lo à Comissão Organizadora durante o Festival para que, posteriormente ao evento, o GFCS teste o motor e confirme o resultado da equipe ou não.

No caso de um reenquadramento do motor, o resultado obtido no Festival será incluído na categoria adequada e a classificação final será revista. Por exemplo: se a equipe usar o motor D20-0 da Bandeirante, cujo desempenho real é C5-0, o resultado da equipe será comparado aos das equipes da Categoria Classe C e não D.

Qualquer dúvida a respeito desta postagem poderá ser esclarecida através do e-mail chmcfd@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário