Felizmente, no lançamento do minifoguete Epsilon-1, realizado em 14 Dez 2014, tudo correu bem.
Este MF voou com 3 tipos de altímetro de bordo, ele foi recuperado e os dados dos 3 altímetros foram extraídos com sucesso.
Sigla Acurácia (m) Nome dos altímetros e fabricante
AT-1: ? Altimeter Two, da Jolly Logic
H-4: 1,2 a 2,4 Alt15K/WD, da PerfectFlite
mp-11: 12,5 MicroPeak, da Altus Metrum
A acurácia do altímetro AT-1 não é fornecida pelo fabricante. A do H-4 depende da altura, sendo a mínima de 1,2 m e a máxima 2,4 m para o apogeu do Epsilon-1. A acurácia do mp-11 declarada pelo fabricante é de 150 Pa, que transformada em variação de altura resulta em 12,5 m.
O apogeu (H), o tempo para atingir o apogeu (th) e a velocidade máxima (Vmax) são apresentados a seguir:
Altímetro H (m) th (s) Vmax (km/h)
AT-1 454 8,4 643
H-4 406,0 8,3 307
mp-11 408,8 8,1 266
Pode-se ver que o altímetro AT-1 fornece um APOGEU muito diferente dos demais. Isso ocorre provavelmente porque ele não trata os dados obtidos, simplesmente registrando o valor mínimo de pressão ambiente e o transformando em altitude; é comum estes picos de apogeu ocorrerem devido à grande perturbação da trajetória no momento da ejeção do paraquedas ou fita. Os outros dois altímetros também captam este pico de altitude mas eles próprios fazem um tratamento dos dados e descartam estes picos; além disso, eles apresentam a trajetória do voo completo, permitindo que o usuário analise a trajetória e descarte pontos irreais.
O th é razoavelmente coerente entre os 3 altímetros.
A velocidade máxima fornecida pelo AT-1 é irreal. Com a trajetória do H-4 no pico de altitude irreal obtém-se Vmax = 643 km/h. A Vmax acima de 307 km/h do H-4 foi obtida com um esquema de primeira ordem sobre a trajetória, que ocorre no fim da queima do propelente, em t = 5,6 s. A Vmax do mp-11 é fornecida por ele próprio em t = 5,38 s. Provavelmente, a Vmax mais próxima da realidade é 266 km/h do mp-11.
O tempo de voo até a ejeção da fita (te) e a altura da ejeção (he) são apresentados a seguir:
Altímetro te (s) he (m)
AT-1 31,5 170
H-4 7,7 390,1
mp-11 7,68 394,3
Claramente o altímetro AT-1 fornece te e he irreais, já que visualmente foi possível verificar que a ejeção ocorreu próximo do apogeu. Além disso, os outros dois altímetros (H-4 e mp-11) fornecem resultados similares, muito próximos.
O tempo de voo até o impacto (ti) e a altura do impacto (hi) em relação a altura do lançamento, considerada zero, são apresentados a seguir:
Altímetro ti (s) hi (m)
AT-1 47,2 não fornecido
H-4 46,1 0
mp-11 46,1 -8 (aproximadamente)
O hi = 0 do H-4 está incorreto porque realmente o MF caiu num ponto abaixo do de lançamento. O hi do mp-11 deve estar mais próximo do real.
Conclusão:
1) Altímetros como o Altimeter Two, que não registram a trajetória (altura versus tempo), não devem ser usados para determinar apogeu, velocidade máxima e outros parâmetros.
2) Os altímetros Alt15K/WD (PerfectFlite) e MicroPeak (Altus Metrum) forneceram resultados coerentes. Eles são indicados para uso na determinação do apogeu, velocidade máxima e outros parâmetros.
Comentário final: esse estudo fundamenta a decisão de não se usar no Festival de Minifoguetes de Curitiba 2015 altímetros do tipo Altimeter Two, que não registram a trajetória, e USAR altímetros do tipo Alt15K/WD e MicroPeak.
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